segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atividade: Tema - Drogas

Séries: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
Conteúdos: Verb to be, Adjectives, Nouns, Pronouns, Numbers,
Tema transversal: Saúde
Eixo Norteador: Conhecimento de Mundo
Objetivo: Identificar, no universo que o cerca, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.
Competência: V
Habilidade: 4, 5, 14, 27, 43 e 50
Situações Didáticas:
Trabalhar-se –á com dinâmicas, folders e propagandas, bem como slides de orientações sobre algumas drogas.
Desenvolvimento:

Activity: Words of heart

1º passo: Serão colocados dois cartazes com desenho de um coração no centro da sala. Cada pessoa vai colar fora do coração, palavras que expressam o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.
2º passo: Em um cartaz os alunos irão escrever de um lado do coração palavras, armas e sentimentos que representam armas contra as drogas e do outro lado sensações e sentimentos de pessoas envolvidas no mundo das drogas. Em seguida faz-se discussões sobre a atividade, bem como sobre experiências vivenciadas pelos alunos. Em seguida o professor pode trabalhar slides sobre orientações de como evitar determinadas drogas em língua inglesa.
3º passo: O professor pode trabalhar com jogo da memória utilizando adjetivos e seus respectivos antônimos.

Activity: Advertisement

1º passo: Entregar a cada aluno uma cópia da propaganda para que os alunos façam a interpretação. Em seguida, o professor faz alguns questionamentos sobre o texto, não esquecendo de analisar as características específicas de uma propaganda.

Recursos: Data-show, cartaz, textos

Bibliografia: Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Proposta Curricular do Ensino Médio
www.camh.net
www.australi.gov.au/drugs
www.dart.on.ca ( acessados em 20/08/08)